Aniversário da Agrisus - Conplant

Conplant - Visando a Sustentabilidade do Agronegócio brasileiro.

(19) 3249-2067
Conplant - Visando a Sustentabilidade do Agronegócio brasileiro.

Notícias

Aniversário Agrisus

Aniversário da Agrisus

Ondino Cleante Bataglia, da Conplant Consultoria e Secretário Executivo da Agrisus, e Antonio Roque Dechen, da Esalq e Presidente da Fundação Agrisus

Nos tempos que eu e o professor Roque éramos pesquisadores no Instituto Agronômico, em Campinas, de vez em quando aparecia lá um senhor muito badalado pelos colegas pesquisadores da Fertilidade do Solo. Eu, particularmente, o conhecia desde minha formatura quando recebi de suas mãos o prêmio Manah por ter sido um bom aluno na área de química e fertilidade dos solos durante meu curso de agronomia em Piracicaba.

Quando o Dr. Cardoso aparecia por lá, nós sabíamos que muito boa conversa iria acontecer pois ele queria sempre saber mais e trocar ideia sobre tudo o que observava na sua fazenda e nas fazendas onde vendia os adubos da Manah. Eram dúvidas sobre o papel da matéria orgânica do solo, o processo de humificação, o movimento de íons no solo, as análises de fósforo, o uso do gesso na agricultura, enfim, um cardápio variado que nos envolvia totalmente na busca de explicações e até mesmo na formulação de projetos de pesquisa que pudessem melhorar o entendimento de suas dúvidas.

Nos últimos anos, Dr. Cardoso falava umas coisas pouco comuns em nossas pesquisas, um tal de plantio direto, com solo recoberto por palha, rotação de culturas, plantio sem revolvimento do solo, produzindo um ambiente de produção muito pouco conhecido da pesquisa o que nos causava certa perplexidade pois tínhamos lá muitas novidades a serem estudadas e que mudariam para sempre os estudos sobre a fertilidade e a química dos solos nesse novo ambiente.

A Fundaçao Agrisus – Agricultura Sustentável instituída pelo Dr. Cardoso e sua família em 24 de abril de 2001, a não ser pelo ineditismo do ato em nosso país, não seria uma surpresa muito grande, conhecendo o espírito dinâmico e a vontade de tornar disponível todo conhecimento possível para o agricultor usar bem seu solo, conservar e melhorar sua fertilidade considerando ser o solo um bem que precisa ser preservado para as gerações futuras, a conhecida sustentabilidade.

Assim, a Agrisus nasceu da iniciativa da família do engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso, fundador do Grupo MANAH (fertilizantes e gado de corte) e seu diretor e presidente de 1947 a 2000. Quando a empresa foi vendida, a família decidiu doar uma parte dos recursos para a constituição da entidade. Assim ela permanece até hoje, privada e sem fins lucrativos. Sua maior conquista foi tornar-se estável e eficiente, sem depender de seus fundadores, com patrimônio próprio cujo rendimento é aplicado em financiamentos previstos em seu estatuto.
Toda atividade da Fundação tem uma proposta educativa, compondo seu foco em treinamento individual ou coletivo visando sempre a capacitação na divulgação da tecnologia ou na própria produção científica para embasamento dessa educação. O trabalho tem como atores os estudantes, pesquisadores, professores de universidades e técnicos de pesquisa e desenvolvimento de empresas públicas ou privadas. O alvo preferencial, todavia, é sempre o agricultor, diferentemente de outras instituições de apoio que privilegiam apenas o artigo científico em revistas de alta complexidade, sendo essa missão bastante consolidada pela própria participação do Dr. Cardoso na presidência no período desde a instituição até 2011.

Toda atividade é desenvolvida em forma de projetos apresentados pelos diversos atores acima citados. As propostas se iniciam com uma carta consulta que depois de aprovada é transformada num projeto de evento, de treinamento individual ou coletivo ou em projetos de pesquisa que podem ter a participação de estudantes de graduação ou pós-graduação, com ou sem bolsas relacionadas. Esses projetos são analisados por especialistas da Conplant e os que são qualificados são encaminhados para decisão da Diretoria. A Fealq, desde o início, é responsável pela gestão
administrativa e financeira dos projetos sendo uma parceira estrutural da Agrisus, uma vez que o próprio Conselho Curador é responsável pelas duas fundações.

Nos primeiros anos os pedidos eram feitos por iniciativa pura e simples do interessado. Todos eram analisados tendo participação muito ativa do Dr. Cardoso. Era admirável a sua percepção e sugestões que apresentava para melhorar cientificamente os projetos visando sempre oferecer resultados ao agricultor.

Atualmente, os projetos de pesquisa e de bolsas são avaliados em um conjunto de propostas que são submetidas no início e no meio do ano. Procura-se dar certo direcionamento oferecendo aos interessados algumas linhas de pesquisa que são atuais e demandadas. No site da Agrisus podem ser observados os temas atuais envolvendo sistemas conservacionistas em cultivos perenes, estratégias sustentáveis para diversificação e rotação de culturas no SPD, PD, ILP e outras possibilidades de incorporação de carbono e melhoria da fertilidade dos solos e projetos criativos de pesquisa, desenvolvimento e demonstrações a campo no SPD.

Ao comemorar seu 19º aniversário já foram concluídos 321 projetos de pesquisa agronômica, muitas delas envolvendo bolsas de estudos de estudantes nas diversas universidades e instituições de pesquisa brasileiras.

Essas pesquisas tiveram grande impacto no aperfeiçoamento do sistema de plantio direto no país, desde a região Sul até estados do norte. Resultados expressivos foram obtidos com projetos de integração lavoura pecuária, destacando-se projetos de longa duração no RS, onde se firmou a integração de soja e pastagens de avezém no inverno, especialmente na criação de ovelhas. Nos solos arenosos do Paraná, os progressos foram marcantes quando se integrou soja e braquiárias permitindo o cultivo da soja e produção de 2000 litros de leite ou 300 kg de carne bovina no mesmo hectare durante o ano.

A diversidade de temas apoiados nos impede de detalhar todos os avanços obtidos especialmente nos estudos envolvendo biologia do solo onde muitos pesquisadores estudam o papel de bactérias fixadoras de nitrogênio, efeito benéfico de organismos biológicos do solo na produção e na melhoria da qualidade do solo.

Merecem destaque os ganhos já obtidos nos procedimentos de cultivo da cana-de-açúcar, uma cultura cujo apego dos agricultores é pelo uso de máquinas poderosas de revolvimento do solo, totalmente na contramão do modernismo observado na maioria das grandes culturas, inclusive de plantas perenes que procuram cada vez mais trabalhar com o solo sem revolvimento, um dos pilares do plantio direto. Projetos apoiados pela Fundação estão mostrando a possibilidade de mudança nesse paradigma da cultura.

Mais recentemente, tem estimulado a apresentação de projetos de plantio direto de hortaliças, um setor que sempre trabalhou com muito revolvimento do solo. Atualmente, projetos já com bons resultados são desenvolvidos nos estados no Sudeste, Centro-Oeste e sul do país, com muitos relatórios já disponíveis no site da Agrisus.

Merece destaque entre os projetos conduzidos com apoio da Agrisus o levantamento do estado da arte do plantio direto nas áreas cultivadas com soja e milho no país. Desde 2006, a empresa Agroconsult realiza o Rally da Safra, tendo apoio da Agrisus para avaliar no campo e em entrevistas com produtores como anda o plantio direto nas diversas regiões do Brasil. Os resultados mostram uma consolidação do plantio direto com excelente produção de cobertura do solo na região sul. Alguns estados consolidam o sistema soja milho safrinha. Estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste mostram grande evolução no comprometimento de produção de biomassa para cobertura dos solos com palha, tendo a braquiária em consórcio ou em integração soja e pastagem entrado no sistema para formação de cobertura de solo.

O treinamento coletivo de agricultores e de pessoal técnico envolvido no desenvolvimento da agricultura conservacionista tem sido uma atividade muito valorizada desde o início operacional da Fundação. Alguns eventos de destaque são os congressos e reuniões promovidos pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, os Encontros Nacionais de Plantio Direto promovido pela FEBRAPDP e uma grande quantidade de outros eventos de abrangência nacional ou regional sempre envolvendo manejos conservacionistas para melhoria e conservação da fertilidade dos solos brasileiros. No total já foram apoiados 393 eventos em 14 anos como pode ser observado na figura seguinte.

Outras atividades da Fundação envolvem o apoio para participação em eventos por estudantes e profissionais, apoio a viagens de estudos, à publicação de livros e bibliotecas, sempre dentro do princípio do fortalecimento da educação que possibilite no final levar conhecimentos ao agricultor.

Na comemoração dos dezenove anos de atividade, nos parece fundamental um agradecimento ao desprendimento do instituidor Dr. Fernando Penteado Cardoso, um homem visionário que, juntamente com sua família, numa atitude incomum neste país, se desprendem de bens familiares em valores que certamente lhes renderam e ainda renderão muito apreço de toda a comunidade de atores envolvidos e do crescimento do conhecimento para continuidade da vida de forma sustentável pela produção de alimentos e conservação do solo e da natureza.

Apenas para dar uma noção de volume de ações, neste período foram submetidos para avaliação 2970 pedidos com aprovação de 1108 dos mesmos. O investimento direto nos projetos mais os valores necessários para gestão dos recursos chegaram a uma estimativa de vinte e três milhões de reais nesses dezenove anos. Com certeza, ainda muito há que ser feito e, quem sabe, o exemplo da Agrisus possa inspirar novos visionários. Nossos agradecimentos, sem dúvida, se somarão aos das futuras gerações por ter havido alguém preocupado com eles nesta época.



Categorias: Sem categoria

Produtos

Saiba mais sobre nossos produtos!

Contato

Entre em contato e solicite um orçamento


Endereço

R. Francisco Andreo Aledo, 22 - Barão Geraldo, Campinas - SP, 13084-200

Telefone

(19) 3249-2067

Email

conplant@conplant.com.br